segunda-feira, 24 de junho de 2013

Médicos protestam contratação de profissionais do exterior

Em resposta ao pronunciamento feito na última sexta-feira, dia 21, pela presidente Dilma Rousseff, diversas entidades ligadas à categoria de médicos do país divulgaram neste sábado nota onde criticam a intenção do governo em trazer médicos estrangeiros para atender a regiões carentes desses profissionais, localizadas no interior do país.
Na carta, dirigida à população brasileira, as entidades lembram que a presidenta foi “vítima de grave problema de saúde”, e que fez tratamentos em “centros de excelência do país e sob a supervisão de homens e mulheres capacitados em escolas médicas brasileiras”. E acrescenta: “O povo quer acesso ao mesmo [tipo de tratamento] e não quer ser tratado como cidadão de segunda categoria, tratado por médicos com formação duvidosa e em instalações precárias”.
Durante o pronunciamento, a presidenta disse que, entre as medidas estudadas pelo governo, está a de “trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”.
Assinada pelas AMB (associações Médica Brasileira), ANMR (Nacional de Médicos), pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela Fenam (Federação Nacional dos Médicos), a carta diz que as entidades usarão “todos os mecanismos possíveis para barrar a decisão, inclusive na Justiça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário