segunda-feira, 1 de julho de 2013

Produtos da linha branca tem IPI reajustado

A partir de hoje (1º), os móveis e três produtos da linha branca – fogão, tanquinho e geladeira – pagarão mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Além desses produtos, o governo elevará o imposto para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede. As novas alíquotas valerão até o fim de setembro.
O objetivo do governo é retirar gradualmente o IPI desses produtos e manter o equilíbrio fiscal. Com a alteração, a receita advinda desse setor deve aumentar em R$ 118 milhões entre julho e setembro. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já antecipou que não haverá novas desonerações daqui para a frente.
O IPI sobe de 2% para 3% no caso dos fogões, de 7,5% para 8,5% para geladeiras, de 3,5% para 4,5% para tanquinhos. Para móveis, painéis de madeira e laminados, a alíquota passa de 2,5% para 3%. Para as luminárias, o imposto aumenta de 7,5% para 10%. O IPI para papéis de parede subirá de 10% para 15%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado.

ProUni divulga lista de pré-selecionados

Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior / Shutterstock/Stephen Coburn
O resultado da primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) já pode ser consultado em sua página na internet, nas instituições participantes ou pela central de atendimento do Ministério da Educação (MEC): 0800-616161. O
s candidatos pré-selecionados devem comprovar nas instituições de ensino as informações dadas na ficha de inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da faculdade ou universidade.
No site do Prouni é possível ver a lista da documentação necessária. O candidato tem de 1º a 8 de julho para comparecer às instituições com os documentos. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, será reprovado.

Segundo pesquisa DataFolha, Dilma teria 30% das intenções de voto

Se as eleições presidenciais de 2014 fossem hoje, a presidente Dilma Rousseff  teria 30% dos votos e a disputa iria para um segundo turno, apontou nova pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (30) pelo jornal Folha de S. Paulo.
m um cenário de disputa entre Dilma (PT), Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), Dilma teria 30% dos votos, contra 23% de Marina, 17% de Aécio e 7% de Campos. Em pesquisa anterior, realizada nos dias 6 e 7 de junho, a presidente tinha 51% das intenções de voto.
Os eleitores que votariam em branco ou nulo somaram 16%, enquanto os que não sabem ou não responderam, 8%. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 28 de junho, com 4.717 entrevistados em 196 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.